quarta-feira, 19 de março de 2014

Nenhum problema pode ser resolvido no mesmo nível de consciência que foi criado *






O nível do problema nunca é o nível da solução. 
Quando duas partes disputam, recorrem a um juiz, porque a imparcialidade e os distanciamento estão num nível mais elevado do que a combatividade e a recusa de sair da posição em que se está.
Espiritualmente, existe um nível mais elevado do que todos os outros - é o nível da transcendência. Quando transcende, liberta-se de ligações pessoais. Já não fica preso a hábitos nem a condicionalismos antigos, solicita à sua consciência mais elevada que entre na situação e encontre uma solução.
Transcender é mais do que simplesmente deixar ir. Em termos práticos, estão implicados outros passos:

- afasta-se do problema e fica a saber que existe mais do que uma maneira do analisar
- abandona a sua pretensão de ser já detentor da verdade
- abre-se a novas possibilidades
- afasta a resistência interior para encontrar uma resposta, esta resistência pode surgir sob a forma de irritação, ressentimento, inveja, teimosia ou insegurança
- convoca a resposta para que se manifeste do modo que quiser, o que significa estar atento a alternâncias e a mudanças inesperadas - o seu opositor mais acérrimo pode de repente concordar consigo, ou agravos antigos podem desaparecer.

O que viabiliza a transcendência não é a fé cega em si próprio. É permitir que uma visão completa do mundo se manifeste através de si. Se não sentir que os princípios iniciais são verdadeiros, o seu eu mais elevado não se sentará num tapete mágico para lhe resolver os problemas. 
Contudo, se se dedicou ao processo de crescimento pessoal e à expansão de consciência, então, os poderes que anteriormente estiveram ocultos, ou bloqueados irão manifestar-se. 
Uma famosa máxima do grande escritor alemão Goethe diz: "Seja corajoso e forças poderosas virão ao seu encontro". 
A coragem é a capacidade de sair dos limites impostos pelo medo e pela insegurança. Transcende as sua próprias limitações, sem que seja necessário um teste de coragem. 


Deepak Chopra

* Albert Einstein

Sem comentários:

Enviar um comentário