quarta-feira, 8 de julho de 2015

Os 4 Níveis da Existência




A Vida Humana consiste em quatros aspectos: os níveis espiritual, mental, emocional e físico da existência. Para encontrarmos equilíbrio, globalidade e realização na nossa vida, precisamos de curar. desenvolver e integrar todos esses quatro aspectos dentro de nós próprios.

O nosso aspecto espiritual é a nossa essência interior, a nossa alma, a parte de nós que existe para além do tempo e do espaço. Ele liga-nos à fonte universal e à Unidade de toda a Vida. Desenvolver a consciência do nível espiritual do nosso Ser permite-nos experimentar um sentido de "pertença" do Universo, um significado e propósito mais profundos na nossa vida e uma perspectiva mais abrangente do que a que temos partindo da personalidade. Este nível fornece uma plataforma para o desenvolvimento dos outros níveis.

O nosso aspecto mental é o intelecto a nossa capacidade de pensar e raciocinar. O nível mental da nossa existência consiste nos pensamentos, atitudes, crenças e valores. A nossa mente pode ser o nosso maior dom e, por vezes a nossa maior desgraça. Pode causar-nos uma terrível confusão ou trazer-nos um profundo entendimento. Desenvolver o nível mental permite-nos pensar claramente, permanecer de espírito aberto e, contudo, descriminar de forma inteligente. A nossa mente permite-nos acumular conhecimento e sabedoria a partir da experiência da vida e do mundo que nos cerca.

O nosso aspecto emocional é a nossa capacidade de experimentar a vida profundamente, de nos relacionarmos uns com os outros e com o mundo no nível dos sentimentos. É aquela parte de nós que procura um contacto significativo e a relação com os outros. Desenvolver  nível emocional permite-nos sentir a gama completa da experiência humana e encontrar realização nas nossas relações connosco e com os outros.

O nosso aspecto físico é, claro, o nosso corpo físico. Ele também inclui a nossa capacidade de sobreviver e prosperar no mundo material. Desenvolver o nível físico inclui aprender a tomar conta dos nossos corpos e tirar prazer deles. Também significa desenvolver a capacidade de viver de forma confortável e segura no mundo.

Se nos quisermos sentir inteiros e levar vidas saudáveis e reconfortantes, temos que dedicar algum tempo e atenção à cura e desenvolvimento de cada aspecto.
O processo de crescimento pessoal consciente pode começar em qualquer nível.
Quando desenvolvemos um aspecto, a vida estimula-nos a explorar outro aspecto. Por vezes, podemos estar a trabalhar em dois, três ou todos os quatro aspectos ao mesmo tempo. Os quatro níveis estão interrelacionados e qualquer trabalho que façamos num, afecta todos os outros. 

Quando curamos um nível, favorecemos o desenvolvimento de todos os outros níveis. 
Fortalecer a nossa ligação espiritual dá-nos a inspiração e a coragem de que precisamos para aguentar uma profunda cura emocional. Quando fazemos o trabalho de cura emocional libertamos energias bloqueadas limpando também deste modo os níveis mental e físico. Quanto mais sintonizados estamos com os nossos corpos físicos, tanto mais energia sentimos em cada nível. 
O objectivo fundamental é a integração de todos eles através do nosso próprio desenvolvimento e equilíbrio - espiritual, mental, emocional e físico.
Quando fazemos isso, não só trazemos harmonia e globalidade às nossas vidas, mas também ajudamos a trazer cura e equilíbrio ao mundo.

Shakti Gawain


Siga o Blog no Facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário